segunda-feira, 21 de junho de 2010

Futebol na Índia

Em época de Copa do Mundo tudo o que ouvimos e falamos é referente a futebol então não vamos fugir a regra.
Acredito que muitos de vocês tem curiosidade sobre o futebol indiano afinal nunca vimos a Índia em uma Copa.
Apesar de não ter muita expressão no futebol e estar em 133 lugar na lista da FIFA o povo indiano é sim um grande admirador do futebol, principalmente do futebol brasileiro e inglês.
Em época de Copa do Mundo é comum ver em algumas cidades referência aos times do Brasil e da Argentina, os dois favoritos da grande maioria da população. Fora de Copa do Mundo eles acompanham o futebol inglês.
Na cidade de Bangalore fans de futebol fizeram uma chuteira gigante e uma estátua do Pelé como voces podem ver no video abaixo.



O primeiro jogo de futebol na Índia aconteceu em 1854 e o primeiro clube a ser criado foi o Calcutta FC em 1872. Em 1893 surgiu a IFA - Indian Football Association (Associação indiana de futebol) e em 1898 aconteceu o primeiro torneio de futebol na Índia na cidade de Shimla.
A primeira vitória de um time indiano foi registrada em 1911 pelo time Mohun Bagan Club já que times ingleses também participavam do torneio indiano.
Com o crescimento do futebol e do números de times de futebol na Índia, em 1937 foi criada a AIFF - All India Football Federation (Federação indiana de futebol). Em 1948 a AIFF se afiliou a FIFA e em 1954 se tornou membro da Associação Asiática de Futebol.

A época de ouro do futebol indiano foi entre os anos de 1951 e 1962 quando quando a medalha de ouro nos jogos asiaticos de 1951 e 1962 em Delhi e Jakarta respectivamente e em 1956 foi a primeira equipe asiatica a ir para as semifinais dos jogos olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts