sexta-feira, 12 de março de 2010

Cricket

Começou hoje a terceira edição da IPL (Indian Premier League) de cricket.
A IPL é a gande sensação do cricket e da India tambem. Nela participam os melhores jogadores de cricket do mundo.
Como no Brasil praticamente ninguém conhece esse esporte irei postar as regras basicas de como se joga cricket. Muitos de voces irao reconhecer os principios basicos com o tradicional jogo de taco que as vezes vemos pelas ruas do Brasil.


O video acima mostra o basico de como funciona o cricket entao vamos traduzir.

Cada time é composto por 11 jogadores. Vamos chamar os times de Time A e Time B.
Enquanto o Time A ataca, o Time B defende.
O Time A contara com 2 batedores no campo enquanto os outros jogadores ficam na reserva.
O Time B contara com todos os jogadores em campo, um deles sera o boleiro, outro sera o guardador do wicket (pauzinhos) e os demais estarao ao redor do campo prontos para pegar a bola rebatida.

O batedor tentará rebater a bola o mais longe possivel. Logo após rebater ele devera correr em direção ao wicket oposto, trocando de posição com seu parceiro. Eles deverão correr entre as bases inumeras vezes até o jogador adversario pegar a bola e jogar no wicket. Cada vez que ele chegar na base oposta marcará um ponto. Se o jogador adversario conseguir atingir o wicket enquanto o batedor esta correndo entre as bases o batedor sera eliminado do jogo e assim substituido. Portanto ele devera analisar antes de sair de uma base se há tempo suficiente para ir para outra base e assim marcar mais um ponto ou se sera melhor ficar parado e nao marcar nenhum ponto.Se a bola ultrapassar a linha circular ao redor do campo sem quicar no chão ele marcará 6 pontos. Se a bola ultrapassar a linha circular porém quicar no chao antes marcará 4 pontos. Se o jogador adversario pegar a bola no ar sem deixar cair o batedor é eliminado do jogo.
Se o arremesador jogar a bola fora de alcance do batedor ou se pisar na linha demarcatória o time que esta batendo ganha 1 ponto e a bola não é contada ou seja, repete a jogada porem é computado 1 ponto.

O jogo tradicional de cricket são 50 overs sendo cada over 6 bolas. Apos os 50 overs ou após a eliminação de todos os 11 batedores os times mudam de posição, quem atacava defende e quem defendia ataca.

Quem fizer mais pontos apos o termino de cada rodada é o vencedor.

No IPL o jogo é mais rapido. São apenas 20 overs e não 50. Dessa forma o jogo ganha mais velocidade, os batedores arriscam mais. E o tempo de jogo é muito menor.

Quem tiver interesse em assistir aos jogos da IPL o You Tube está transmitindo ao vivo todos os jogos no seguinte link.

3 comentários:

  1. Ai, eu até que to começando a aprender a gostar um pouquinho de críquete, mas ô esporte loooongo, meu Deus! Eu acho que Lagaan é um dos responsáveis por eu ver um pouco mais de graça nisso. #aamirkhanrules!

    ResponderExcluir
  2. verdade Ibira, o jogo é longo mas o jogo de 20 overs demora em media 3 horas, não fica tão longo assim.

    ResponderExcluir
  3. Ai, bom saber... eu sou totalmente ignorante nisso... só sei jogar taco e olhe lá! hahaha :D

    ResponderExcluir

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts