terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lohri Festival

Lohri é um festival para celebração do fogo e é comemorado todo dia 13 de Janeiro.
Esse festival ocorre principalmente no norte da India com maior intensidade no estado do Punjab.
Nesse dia a Terra começa a se mover em direção ao sol, portanto é o dia em que a Terra está mais longe do sol (vale lembrar que a India fica no hemisfério norte, portanto está no inverno).
O lohri é muito festejado principalmente entre recem casados e entre aqueles que receberam um novo bebe na familia pois ele é considerado um simbolo de fertilidade.
A origem de Lohri está relacionada a história de Dulla Bhati, um verdadeiro Robin Hood indiano. Dulla Bhati era um ladrão mulçumano que viveu noPunjab no período do imperador Akbar. Além de roubar dos ricos ele também resgatava asmulheres que eram levadas a força para serem vendidas como escravas e organizava seus caamentos com moços hindus dando inclusive o dote. Ao invés de bandido ele acabou sendo considerado um herói e até hoje durante lohri crianças cantam musicas contando a históra de Dulla Bhati.
Durante a celebração, as crianças vão de casa em casa cantando músicas e em troca recebem amendoim, açucar cristal, pipoca ou até mesmo dinheiro. Fazem uma fogueira  e dão 3 voltas ao redor do fogo oferecendo pipoca, doces, amendoins. Depois começam asmúsicas e danças ao som do Dhol (tipico tambor utilizado na bangra). Essa celebração simbolizauma oração para Agni (Deus do fogo) para trazer prosperidade e boa colheita.

Pesquisando sobre Lohri pude reparar em muitas semelhanças com a nossa festa junina.
A decoração com bandeirinhas de papel colorido, a fogueira, os doces de amendoim (inclusive pé de moleque). E cada vez mais percebo que o Brasil e a India realmente tem muita coisa em comum.

4 comentários:

  1. Adorei o post Ju.

    Bhá sabe que hoje um amigo tava me desejando Happy Lohri e falando que era um festival pra celebrar o fim do inverno e depois abri o blog e vi tua postagem sobre o Lohri.

    =)

    ResponderExcluir
  2. De fato, mais e mais venho percebendo como os grandes festivais dos diferentes povos devem ter a mesma origem... as semelhanças são muitas! Legal esse texto :)

    ResponderExcluir
  3. Achei o máximo o seu blog. Amo a India e com certeza vou aprender um pouco mais com você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Gosto mto da india mas certas bizarrices só acontecem lá mesmo. aff onde já se viu idolatrar um ladrão como se fosse um herói? De qquer maneira deixa pra lá.

    ResponderExcluir

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts