quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Simbolos do hinduismo - Linga


A Linga ou Lingam é um símbolo do Deus Shiva. Em sanscrito a palavra Lingam significa simbolo. A Linga é também conhecida como Shivalingam ou seja, simbolo de Shiva. Ele é o símbolo do que é invisível mas onipresente. Representa a realidade Suprema que está presente entre nós.

Ele é muito adorado e utilizado em cultos e rituais. Acredita-se que no final da criação, durante o grande dilúvio, todas as formas de Deus tem um lugar de repouso na Linga. Bhrama é absorvida pela direita, Vishnu pela esquerda e Gayatri para o coração.
Conta-se que certa vez Vishnu e Bhrama estavam discutindo para ver quem era o maior. Quando os dois brigavam entre si, Shiva apareceu como um pilar de fogo.Entao disse a Bhrama e Vishnu que quem encontrasse o pé ou a cabeça de sua forma em chama seria considerado o maior. Bhrama tomou a forma de um cisne,decidido a ver o topo do fogo. Vishnu tomou a forma de um porco selvagem decidido a ver os pés do fogo. Eles não obtiveram nenhum sucesso apesar de todo o esforço e perceberam o seu grande erro e a grandeza incomparável de Lord Shiva. O Deus que nunca pode ser alcançado pelo ego aparece como forma de amor para aqueles que se rendem a ele. Shiva apareceu na forma de uma Linga, que é a forma da chama.

Shivalinga normalmente é montado em um recipiente circular ou quadrangular chamado Avudaiyar. ESte suporte foi concebido de modo a drenar as aguas durante as cerimonias. A parte superior pode ser de varias formas, cilindricas, elipticas ou ate mesmo forma de guarda-chuva.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Rangoli

Queria agradecer a todas que participaram da competicao e me enviaram seus Rangolis. Esperam que tenham se divertido.
Gostaia de pedir desculpas pela demora pois vim para a India passar Diwali e acabei entrando em uma correria e com pouco tempo para internet.
Vamos aos Rangolis participantes:

Rangoli da Kudi



Rangoli da Li


Rangoli da Ellen


Rangoli da Chris



Parab'ens meninas, voces entraram no esp'irito do Diwali e fizeram lindos Rangolis.


Obs. Desculpem pela falta de acentos

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lendas de Karwa Chauth


Hoje dia 7 de outubro é dia de Karwa Chauth. Para quem não acompanhou o blog desde o ano passado, o Karwa Chauth é um jejum que as mulheres fazem para pedir vida longa ao marido. Segue o link referente à explicação do Karwa Chauth.
http://jueboskie.blogspot.com/2008/10/karwa-chauth.html

Ano passado contei da lenda do Karwa Chauth referente ao Mahabharata.
Hoje contarei outras lendas envolvendo esse festival.

A história de Veeravati

Há muito tempo atrás vivia uma linda menina com o nome de Veeravati. Ela era a única irmã de seus sete irmãos e era casada com um rei. No seu primeiro Karwa Chauth, após seu casamento, ela foi até a casa de seus pais. Após o nascer do sol ela começou um rigoroso jejum, porém ela não conseguia suportar os rigores do jejum e esperava ansiosamente a lua subir. Seus irmãos, vendo o sofrimento da irmã resolveram enganá-la e acabar com o jejum dela. Eles refletiram um espelho através das folhas da figueira e fizeram-na acreditar que era a lua e quebrou o jejum. Nesse mesmo momento em que a rainha fazia sua refeição ela recebe a notícia de que seu marido está gravemente doente. Ela correu para o palácio de seu marido e no caminho ela encontra com Shiva e Parvati. Parvati afirma que o rei havia morrido porque ela havia quebrado o jejum ao ver uma lua falsa. Quando a rainha pediu perdão Parvati concedeu o benefício e que o rei reviveria porém ela teria que realizar o jejum do Karwa Chauth corretamente. No ano seguinte, após seguir as riscas o jejum a rainha recuperou seu marido.

A história de Satyavan e Savitri

Quando Lord Yama veio tirar a vida de Satyavan Savitri pediu-lhe para conceder a vida de seu marido de volta quando ele se recusou ela parou de comer e beber até que finalmente Yamraj cedeu e devolveu a vida de Satyavan.

A lenda de Karva

De acordo com essa lenda havia uma mulher chamada Karva e que era muito devota ao seu marido. Certo dia banhando-se, seu marido foi pego por um crocodilo. Karva veio correndo e amarrou o crocodilo com um fio de algodão.  Ela passou então a Yamraj e pediu para que ele enviasse o crocodilo ao inferno. Ao recusar Karva ameaçou amaldiçoar ele. Com medo do poder de uma esposa devota Yamraj aceitou, mandou o crocodilo ao inferno e abençoou o marido de Karva com vida longa.

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts