quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Simbolos do hinduismo - Linga


A Linga ou Lingam é um símbolo do Deus Shiva. Em sanscrito a palavra Lingam significa simbolo. A Linga é também conhecida como Shivalingam ou seja, simbolo de Shiva. Ele é o símbolo do que é invisível mas onipresente. Representa a realidade Suprema que está presente entre nós.

Ele é muito adorado e utilizado em cultos e rituais. Acredita-se que no final da criação, durante o grande dilúvio, todas as formas de Deus tem um lugar de repouso na Linga. Bhrama é absorvida pela direita, Vishnu pela esquerda e Gayatri para o coração.
Conta-se que certa vez Vishnu e Bhrama estavam discutindo para ver quem era o maior. Quando os dois brigavam entre si, Shiva apareceu como um pilar de fogo.Entao disse a Bhrama e Vishnu que quem encontrasse o pé ou a cabeça de sua forma em chama seria considerado o maior. Bhrama tomou a forma de um cisne,decidido a ver o topo do fogo. Vishnu tomou a forma de um porco selvagem decidido a ver os pés do fogo. Eles não obtiveram nenhum sucesso apesar de todo o esforço e perceberam o seu grande erro e a grandeza incomparável de Lord Shiva. O Deus que nunca pode ser alcançado pelo ego aparece como forma de amor para aqueles que se rendem a ele. Shiva apareceu na forma de uma Linga, que é a forma da chama.

Shivalinga normalmente é montado em um recipiente circular ou quadrangular chamado Avudaiyar. ESte suporte foi concebido de modo a drenar as aguas durante as cerimonias. A parte superior pode ser de varias formas, cilindricas, elipticas ou ate mesmo forma de guarda-chuva.

2 comentários:

  1. Hi Juliana,
    I am not a regular visitor of your blog.
    But i loved this post very much :)

    ResponderExcluir
  2. O mais legal da Linga é que Shiva é o único Deus hindu que não é representado por ele mesmo em seus templos.

    Só que, a meu ver, o mais importante e incrível da Linga é o que ela representa. Como as grandes civilizações antigas, a união do masculino e do feminino é o que há de mais sagrado na manifestação da Vida na Terra, e a Linga representa justamente isso. No centro, há o falo, representando a força masculina, e sobre o falo há o que representaria o útero, a força feminina. Nos templos, os sacerdotes despejam sobre a Linga um líquido feito de leite, simbolizando a fecundidade da união desses opostos, e, consequentemente, simbolizando toda a criatividade da Vida, a força do movimento, da criação e destruição - que é o que Shiva representa.

    Em Tryambakeshwar, na nascente do rio Godavari, o segundo mais sagrado da Índia, há um templo com uma Linga invertida, ou seja, ao invés de o falo ser externo, ele é interno, simbolizando a suprema incorporação das duas forças. É lindo! e o mais legal da Linga de Tryambakeshwar é que, além de ser inversa, ela possui 3 cavidades laterais, representando Shiva, Vishnu e Brahma, a grande Trindade.

    :)

    ResponderExcluir

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts