quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lendas de Karwa Chauth


Hoje dia 7 de outubro é dia de Karwa Chauth. Para quem não acompanhou o blog desde o ano passado, o Karwa Chauth é um jejum que as mulheres fazem para pedir vida longa ao marido. Segue o link referente à explicação do Karwa Chauth.
http://jueboskie.blogspot.com/2008/10/karwa-chauth.html

Ano passado contei da lenda do Karwa Chauth referente ao Mahabharata.
Hoje contarei outras lendas envolvendo esse festival.

A história de Veeravati

Há muito tempo atrás vivia uma linda menina com o nome de Veeravati. Ela era a única irmã de seus sete irmãos e era casada com um rei. No seu primeiro Karwa Chauth, após seu casamento, ela foi até a casa de seus pais. Após o nascer do sol ela começou um rigoroso jejum, porém ela não conseguia suportar os rigores do jejum e esperava ansiosamente a lua subir. Seus irmãos, vendo o sofrimento da irmã resolveram enganá-la e acabar com o jejum dela. Eles refletiram um espelho através das folhas da figueira e fizeram-na acreditar que era a lua e quebrou o jejum. Nesse mesmo momento em que a rainha fazia sua refeição ela recebe a notícia de que seu marido está gravemente doente. Ela correu para o palácio de seu marido e no caminho ela encontra com Shiva e Parvati. Parvati afirma que o rei havia morrido porque ela havia quebrado o jejum ao ver uma lua falsa. Quando a rainha pediu perdão Parvati concedeu o benefício e que o rei reviveria porém ela teria que realizar o jejum do Karwa Chauth corretamente. No ano seguinte, após seguir as riscas o jejum a rainha recuperou seu marido.

A história de Satyavan e Savitri

Quando Lord Yama veio tirar a vida de Satyavan Savitri pediu-lhe para conceder a vida de seu marido de volta quando ele se recusou ela parou de comer e beber até que finalmente Yamraj cedeu e devolveu a vida de Satyavan.

A lenda de Karva

De acordo com essa lenda havia uma mulher chamada Karva e que era muito devota ao seu marido. Certo dia banhando-se, seu marido foi pego por um crocodilo. Karva veio correndo e amarrou o crocodilo com um fio de algodão.  Ela passou então a Yamraj e pediu para que ele enviasse o crocodilo ao inferno. Ao recusar Karva ameaçou amaldiçoar ele. Com medo do poder de uma esposa devota Yamraj aceitou, mandou o crocodilo ao inferno e abençoou o marido de Karva com vida longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts