sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Último Capítulo


Hoje foi o último capítulo de Caminho das Índias. Uma belíssima obra de Glória Perez com maravilhosa direção de Marcos Schechtman.
Uma obra que deixará muita saudade.

Queria parabenizar a todos os que fizeram parte do elenco e da produção.
Queria parabenizar a Gio e a Bianca pela excelente pesquisa. Meninas, vocês são DEZ! Adorei conhecê-las.
Queria agradecer a Glória pela idéia maravilhosa e pela forma como foi conduzida a história trazendo para os brasileiros um pouco da rica cultura indiana.
Confesso que de início quando fiquei sabendo da idéia de Glória Perez em fazer uma novela retratando a Índia fiquei extremamente preocupada. Fiquei com verdadeiro receio de que a cultura indiana não fosse bem reproduzida visto que é muito contraditória e extremamente complexa.
Para nós, "ocidentais", é difícil entender como um filho abaixa a cabeça para os pais em tudo. Como deixar que os pais arrangem o seu casamento.
É difícil compreender algo totalmente oposto para nós. Uma tradição que muitas vezes nos parece errada, antiga, ultrapassada.
Mas quem somos nós para julgar algo? Como podemos julgar a cultura indiana com os nossos olhos de brasileiros, conhecedores apenas da nossa própria cultura que tem apenas 500 anos.
Digo sempre que não devemos julgá-los e sim tentar entendê-los, tentar enxergar a cultura indiana com os olhos de um indiano. E isso a Glória conseguiu. E mais, ela conseguiu fazer com que cada telespectador entrasse na alma indiana. Sentisse a cultura mesmo estando tão longe, sem nem mesmo terem ido a Índia.

Mais uma vez Glória, PARABÉNS!!!!!!
Esse sucesso é muito mais que merecido.

7 comentários:

  1. Juju .
    Lindo
    Parabens a voces tambem que fizeram parte desta historia
    bjs
    mamis

    ResponderExcluir
  2. Ju essa novela vai deixar muita saudades....Bjs

    ResponderExcluir
  3. Are baba que novelao hein kkkkk e Juuuuu como assim mmmmm voce na maior sorteeeee chegand perto desse povo todooooo ulala kkk

    Parabens viu, esforço valido a pena =]

    bjuuuu
    fica com DEUS =]

    ResponderExcluir
  4. Tenho ouvido de muitas pessoas próximas a mim que estão tristes pelo fato de a novela "Caminho das Índias" ter acabado. Parece que ela deixará saudades em muitas pessoas, até mesmo saudades entre muitos atores que trabalharam nela: vimos atores como Lima Duarte, Tony Ramos e Juliana Paes falarem de maneira emocionada sobre seus personagens e sobre o enredo, e se lamentarem do término da novela.

    Por isto, tenho uma sugestão bastante interessante e viável para a Rede Globo: que tal produzir um seriado com apresentação de um capítulo por semana, sendo que em cada capítulo seria exibido um episódio diferente, com os personagens da novela? Seria algo no estilo da "Grande Família", do "Toma Lá Dá Cá" e do "Tudo Novo de Novo": uma estorinha diferente em cada episódio, não necessariamente com todos os atores em cada episódio, mas um ou dois dos núcleos sendo abordados. Poderia ter, por exemplo, em um episódio, uma estorinha acontecendo com o núcleo dos personagens da Índia ao mesmo tempo uma estorinha com o núcleo do bairro da Lapa.

    Parece comum e natural os atores descansarem após uma novela, mas esta sugestão poderia ser viabilizada sem produzir desgaste nos atores: seria apenas um episódio por semana, provavelmente com menos de uma hora de duração, conforme ocorre com as demais séries que mencionei acima; como apenas um ou dois núcleos seriam abordados, nem todos os atores gravariam para cada um dos episódios - seriam escalados atores para gravar de quinze em quinze dias, ou talvez mesmo apenas de três em três semanas ou uma vez por mês.

    Desta forma, o público que admirou muito a novela poderia estender, por mais algum tempo, a diversão agradável que tiveram, principalmente ouvir novamente as expressões indianas que tanto sucesso fizeram: "Are-baba!", etc... Seria um tipo de consolação e ao mesmo tempo uma iniciativa simpática da Rede Globo para com o seu público. Lembrem-se do sucesso estrondoso que fez o "Bem-Amado", que se tornou um seriado de mesmo sucesso depois...

    Fica a sugestão...

    Flávio Güttler

    ResponderExcluir
  5. Legal a idéia do Flávio. Mesmo porque ainda ficaram alguns pontos pendentes na novela. Por exemplo, o Raj não soube do filho com a Duda, os Ananda não souberam da falcatrua da Surya para "ter um bêbe", a Anusha ainda vai crescer e ficar com o Hari, faltou o casamento da Shanti com o Indra,a história da Tonha com o Tarso ainda dá muito pano pra manga e os gemeos da Camila precisam nascer. Caramba, ainda tem muita história pela frente!!! realmente acho que Caminho das Índias poderia virar um seriado.
    Abç.
    Verônica.

    ResponderExcluir
  6. OI caras, tudo bem? Amei o ultimo capitulo, só não gostei de ver Maya aparecerrrr de sari vermelho assim sem mais. E ao verrrr Niraj não manifestooou grandi admiração né? Uma vez que este estaria no brasil levado por gopal.

    Abração
    Wladimir com W

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos pelos comentários. Adorei a sua sugestão Flávio. Realmente seria ótimo ter uma série como Caminho das Indias. A novela deixará muita saudade.

    ResponderExcluir

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts