sexta-feira, 3 de julho de 2009

Purusharthas - Os quatro objetivos de vida do hinduismo




Purusha significa ser humano e artha signifia objetivo. Purusharta significa o objetivo a ser alcançado pelo ser humano.

De acordo com o hinduismo são quatro objetivos de vida que um ser humano deverá alcançar: dharma, artha, kama e moksha.
Dharma - É o dever, a justiça. é a Constituição que define os nosso papéis e responsabilidades. Nossa ordem social e moral. Nossos objetivos e metas, nossas recompensas e punições. Compreender a verdadeira natureza do Dharma é muito dificil pois o mundo está envolto em ilusões. Nem tudo o que vemos e aprendemos é verdadeiro e confiável. O Dharma está baseado nos Vedas e escrituras antigas como o Bhagavadgita. Porém até que ponto podemos dizer que eles são relevantes na era atual? Como saber o que realmente é o certo? Como saber se estamos seguindo o nosso dharma? Acredito que essas respostas estão dentro de cada um. No nosso subconsciente. Porém é muito dificil entender e ouvir o nosso subconsciente para seguirmos o caminho correto.

Artha - É a busca da riqueza guiada pelo Dharma. As pessoas não devem procurar a riqueza pela riqueza em si mas condições para defender o dharma e ajudar sua familia e sociedade a alcançar seus objetivos. Desejo de riqueza é diferente de ganância de riqueza. O primeiro é altruista enquanto o segundo é egoísta. Acumular riqueza para a familia e bem estar próprio não é pecado porém pegar o que não lhe pertence é. O hinduismo defende a moderação na busca pelas metas materiais e espirituais.

Kama - É o prazer, desejo. Ele está muito relacionado ao desejo sexual. O sexo, segundo o hinduismo, é uma parte importante da vida humana mas a luxuria não. A luxuria, assim como o orgulho e a ganância são um dos maiores obstáculos no caminho espiritual. A atividade sexual é permitida desde que não entre em conflito com os princípios do dharma.
Kama também pode ser entendido como outras formas de prazer e divertimento. Alegrias da família, satisfação intelectual.

Moksha - É a libertação. O Dharma, Artha e Kama são prepáratórios para esse objetivo final. Moksha significa ausencia de delirio. Uma pessoa chega a libertação quando ela consegue o auto controle, a superação dos desejos, a entrega a Deus. Há vários caminhos que levam asalvação e os principais são o conhecimento, a ação, a devoção e a renúncia.

3 comentários:

  1. Ja vi que o hinduismo tem otimas filosofias para vida da gente deveriam ser os objetivos de todas pessoas estes.

    ResponderExcluir
  2. The philosophy of Karma and the way of life is very well elaborated in one of the most sacred books of Hinduism - The Bhagavad Gita.

    http://www.gita-society.com/language/brazil_intro.htm

    ResponderExcluir

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts