quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sistema de Castas

Muitas pessoas estão me perguntando sobre o sistema de castas indiano e sobre os intocáveis.
Para nós brasileiros é meio complicado entender e não comparar com classes sociais. As castas são diferentes de classes sociais. Existem pessoas de castas consideradas baixas porém de classe social alta e vice-versa.
As castas são chamadas de Varnas e as subcastas de Jati.
Existem apenas quatro castas porém existem milhares de subcastas.
As Varnas (castas) hoje são mais teóricas enquanto as Jatis (subcastas) são mais praticas e continuam sendo seguidas.
As pessoas na Índia não se casam com pessoas da mesma casta mas sim da mesma subcasta.
Hoje vou falar apenas das castas. Em um outro tópico quando detalhar melhor as subcastas falarei melhor sobre o conceito aplicado hoje na Índia e sobre a questão dos intocáveis.
As quatro castas são: Brâmanes, Kshatryas, Vaisyas e Sudras.

Há explicações religiosas, biológicas e históricas para essa divisão.


Religiosa - A explicação religiosa fala como surgiram as "Varnas" mas não explicam nada sobre as "Jati" e nem mesmo sobre os intocáveis. De acordo com o Rig Veda, o primeiro homem, Purush, destruiu a si mesmo para criar a sociedade humana. Os brâmanes foram criados de sua cabeça, os Kshatryas de seus braços, os Vaisyas de sua coxa e os Sudras de seus pés. Há também a teoria de que eles surgiram de Brahma.
As três primeiras castas são chamadas de nascidos duas vezes. O segundo nascimento é quando a criança nasce para a vida religiosa, estuda os Vedas, aprende o sanskrito e se inicia nos rituais védicos. Para cada uma das três castas há uma idade diferente. Para os brâmanes ela se dá aos 8 anos de idade, para os Kshatryas aos 11 e Vaisyas aos 12. Isso ocorre apenas para os homens, para as mulheres o casamento é considerado como o segundo nascimento.

Biológica - Afirma que todas as coisas, animadas ou inanimadas pertencem a um dos três grupos de qualidades. Sattva, Rajas e Tamas. Os brâmanes fazem parte do Sattva e suas qualidades são: sabedoria, honestidade, bondade e inteligência. Vivem a serviço da sociedade sem esperar reconhecimento ou recompensa.
Os Kshatryas e Vaisyas fazem parte do Rajas e suas qualidades são paixão, orgulho e demais qualidades passionais. Vive para os ganhos pessoais.
Os Sudras possuem Tamas qualidades que são estupidez, falta de criatividade e demais qualidades negativas. Não tem problemas em pisar no pé dos outros para conseguir o que quer.

Histórica - A versão histórica explica a criação das castas, subcastas e intocáveis. De acordo com essa teoria, o sistema de castas começou com a invasão dos Arianos à Índia. Eles chegaram à Índia por volta de 1500 AC. Os arianos são povos de pele clara, vindos do sul da Europa e norte da Ásia. Eles ignoravam a cultura local e começaram conquistando e tomando controle do norte da Índia ao mesmo tempo que expulsava os nativos para o sul ou para regiões de montanhas e selva.
Os arianos se organizaram em três grupos. O primeiro grupo eram dos guerreiros e era chamado de Rajayana, posteriormente foram chamados de Kshatryas. O segundo grupo eram dos sacerdotes e eram chamados de Brâmanes. Esses dois grupos lutaram pela liderança política entre os Arianos e os Brâmanes tomaram a frente. O terceiro grupo era composto por fazendeiros e artesãos e eram chamados de Vaisyas. Os arianos iam conquistando as terras do norte da Índia e tornando a população local seus serventes, assim, os antigos fazendeiros e artesão arianos se tornaram grandes latifundiários e empresários e o povo local camponeses e artesãos e foram chamados de Sudras.
A cor da pele era um fator muito importante para determinar a casta. A palavra "Varna" significa cor da pele e não classe ou status social. Quanto mais clara a cor da pele maior a casta da pessoa.
Posteriormente os arianos adicionaram a esse sistema não arianos que faziam parte da sociedade de acordo com a profissão que exerciam. A maioria da população indiana nativa foi considerada como Sudra e outra parte como "sem casta" ou intocável de acordo com a profissão que exercia.
No passado as pessoas achavam que as doenças poderiam se espalhar pelo ar e não apenas com o toque e por essa razão, pessoas que possuíam trabalhos considerados impuros não podiam tocar nas pessoas com castas mais altas e deveriam ficar a uma certa distância deles.

15 comentários:

  1. Juliana!!!
    Estou acompanhando tudo ! Seu blog tá muito bom!!
    Respondi à resposta que você me enviou por email!
    Obrigada!
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Sempre tive muita curiosidade neste assunto, adorei o post!

    Me diga uma coisa... Hittler se inspirou nisso tudo,nao? Ateh a suastica ele tomou emprestado!!! Isso renderia um post bem interessante, a relacao do nazismo com o hinduismo! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sheila, a swastica é algo que eu pretendo sim explicar no blog. Nesse ultimo post sobre os smbolos do hinduismo iria explicar ela mas como ainda não havia falado do om que é o símbolo mais importante achei melhor primeiro explicar o om para depois explicar a swastika. Mas já estou estudando o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber se existem apenas as castas Brâmane, Xátria, Vaixá e Sudra ou se existem mais.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Excelente o tópico, Juliana! Vou ficar esperando a segunda parte! :)

    ResponderExcluir
  6. Bem irado ajudou no meu trabalho de historia da escola Adorei exelente topico :P

    ResponderExcluir
  7. gostei muito vc me ajudou bastante..........
    vlw

    ResponderExcluir
  8. Nice post and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts