sexta-feira, 24 de abril de 2009

Símbolos do hinduismo

O hinduismo é muito rico em simbolismo. Muitos símbolos são considerados auspiciosos e emblemas são colocados nas casas e templos para atrair fortuna e boa sorte.

Os principais simbolos são: Om, Swastika, Lotus, Bindi, Tilak, Trishula (tridente), Yantra, Vaca, Concha, Divya, Linga, Mãos em oração (namaste), Pratik, Kalasha.

Hoje irei falar do Om que é o mais importante de todos os símbolos hindus.

Om, também chamado de Aum, é um som sagrado e considerado o maior de todos os mantras. A sílaba, Om é composta por três sons a-u-m. Em sânscrito, o A e o U combinados formam o O. elerepresenta as mais importantes trindades:
- Os 3 mundos : terra, atmosfera e céu.
- Os 3 maiores deuses hindus: Brahma, Shiva e Vishnu
- As 3 escrituras sagradas dos Vedas: Rig, Yajur e Sama

O Om representa a essencia de todo o Universo. Ele é pronunciado no início e fim de todos os mantras, orações e meditações.
Ele é desenhado por 3 curvas, um ponto e um semicírculo. A curva maior (de baixo) representa o estado desperto do ser humano (jagrat). Nesse estado a consciencia évoltada para o exterior atraves de todos os sentidos. Essa curva é maior pois é o estado da consciência humana mais comum. A curva de cima representa o estado de sono profundo (shushupti) ou o estado inconsciente. É o estado onde todos os sonhos e desejos estão dormindo. A curva do meio significa o estado de sonho (swapna). Nesse estado a consciência está voltada para dentro. Você ve o mundo sem ser pelos olhos.
O ponto é o quarto estado de consciência (turiya). Nesse estado a consciência não olha nem pra dentro nem pra fora e nem para os dois juntos. Ela significa a vinda ao repouso. Calma, pacífica e feliz. É o objetivo final de todas as atividades espirituais. Este estado absoluto, ilumina os outros três estados.
O semi circulo representa Maya (ilusão) e separa o ponto das outras três curvas. Simboliza que Maya (ilusão) que nos impede da ralização absoluta, de atingir a felicidade absoluta.

13 comentários:

patmaputo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Balinha de Menta disse...

Oi, Ju, tudo bem? Não fique triste com o comentário acima. Dessas pessoas precisamos manter distância. Eu adorei!
Faz uma visita no blog, ok?
Bjs, Balinha de Menta

Pindi disse...

Nooooossa!
Essa Patrícia é muito mal educada!
Concordo c/ a Balinha de menta,esse tipo de pessoa precisamos manter distância mesmo!
Bju Ju!
krisnha te projeja.

Anônimo disse...

Olha achei muito interessante o que você escreveu!! mais você poderia colocar outros símbolos do hinduismo!!

iracema disse...

Olá Juliana, posso dizer que estou muito feliz por ter encontrado nas suas palavras a sensibilidade de mostrar a outra parte de sua vida que muitos gostariam de ter vivido, assim como eu. Pois sou fascinada pela Índia seus costumes, sua cultura, suas castas e na suas religiões na busca da paz, da verdade, da não violência que se contrastam com a atual realidade. Gostaria muito de
ajudar a mudar a condição de miséria de muitos, levando a minha solidariedade, e jogar uma semente de amor para todo que lá precisem de uma palavra para confortar o corpo a alma e o espirito.
Sou uma pessoa em busca do meu eu e sinto-me muito a vontade para dizer que gostaria muito de trocar experiências com este mundo que tanto me fascina.
Obrigado por vc fazer que outras pessoas como eu tenham a oportunidade de conhecimento.
Com toto o meu respeito.
Iracema

filipe disse...

olaá ju meu nome é Filipe e vi aki no google seu blog , estavaa fazendo uam trabalho de religião sobre o hinduísmo e achei ele , é muito bom
por causa de seu blog tirei um 10 !!! ahsuahushausa mas continue assim
bjs : Filipe

ju disse...

que bom Filipe, fico muito contente de ouvir isso. parabens pelo seu trabalho.

Juliana disse...

Olá! Eu também me chamo Juliana, e também estou a fazer um trabalho sobre Hinduísmo, mas não nem da índia, nem do Brasil. sou de Portugal.
Gostava que me pudesse tira-se algumas dúvidas.Por exemplo: quais são os 10 símbolos e 10 deuses Hindus? E os Rituais Xamanicos são referentes à Religião Hindu?

há espera de resposta

Anônimo disse...

adorei esse blog. tenho um professor rabugento e um questionário de 30 questões, e fiz umas 10 só nesse blog !!! com certeza tirarei um dez!!!!!

Anônimo disse...

ESTOU LOUCAMENTE AMANDO UM HOMEM DA INDIA O NOME DELE E SANAL,EU QUERO ELE SO PARA MIM,MAS FALAMOS EM LINGUA DIFERENTE,DURMO E ACORDO PENSANDO NELE,ME AJUDA POR FAVOR ,O QUE DEVO FAZER PARA DEIXA~LO FELIZ,TB QUERO TER CERTEZA SE ELE REALMENTE ME QUER,VC E A MELHOR PESSOA PARA ME DAR CONSELHO,A ME AJUDAR ENTENDER MELHOR ELE,MEU CONTATO:ADRIANATAYTSON@GMAIL.COM

Anônimo disse...

EU TOU FAZENDO UMTRABOLHO DE ARTE E RELIGIAO EA MELHOR MANEIRA DE FAZER UMTRABALHO

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eu tambem adorei a historia de anda

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts