domingo, 28 de dezembro de 2008

Deuses Hindus - Shiva


Vamos continuar com a história dos principais Deuses Hindus. Para fechar a Suprema Trindade falaremos de Shiva.
Shiva é o mais conhecido dos Deuses Supremos.
Ele é o responsavel pelo ciclo da criação, preservação, dissolução e recriação do Universo. Se Brahma é o criador, Vishnu o mantenedor, Shiva é o destruidor, responsável pelas transformações da nossa vida.
A criação se sustenta através da delicada balança entre os lados opostos.
Shiva é o Senhor da compaixão. Ele protege seus devotos das forças demoníacas.
A imagem de Shiva tem várias representações.

- Seu corpo coberto de cinzas simboliza o aspecto transcedental de Shiva, já que tudo no Universo se reduz a cinzas quando queimado.
- Rio Ganges. Nasce da cabeça de Shiva. Ele é o mais sagrado dos rios hindus. Quem se banhar nele é purificado, obtém conhecimento e paz.
- A Lua crescente em sua cabeça é apenas um ornamento e não parte integral dele e simboliza o ciclo da vida.
- Terceiro Olho (Tryambaka Deva) representa o conhecimento espiritual enquanto os outros dois olhos simbolizam o conhecimento no mundo fisico.
- O olho meio aberto simboliza o ciclo da criação. Quando abre os olhos significa que algo esta sendo criado e quando fecha que algo esta sendo dissolvido.
- Brincos (Kundalas) simbolizam o lado feminino e masculino da criação
- A cobra enrolada no pescoço de Shiva três vezes, olhando para o lado direito. AS três voltas simbolizam o tempo (passado, presente e futuro). Ela esta olhando para o lado direito pois Shiva é o Senhor eterno das leis do universo e da justiça para a preservação da ordemnatural do Universo.
- O tridente simboliza os três poderes fundamentais de Shiva: desejo, ação e conhecimento.
- Damaru (pequeno tambor) simboliza o som do Om que pode ser ouvido durante as meditações profundas. Segundo as escrituras o Om é o som da criação.
- Nandi (boi). Ele simboliza o poder e a ignorância. Simboliza também uma eterna companhia.
- A pele do tigre simboliza a energia potencial.

Isso é apenas um pouco do muito o que temos a falar sobre Shiva, mas deixamos o resto para um proximo tópico.

Queria aproveitar para desejar um Feliz 2009 para todos e pedir desculpas pelo sumiço.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Homenagem




Hoje eu gostaria de fazer uma homenagem.
Uma homenagem a uma pessoal mais que especial e que infelizmente nos deixou esta manhã.
Meu vô lindo.
Olhando essa imagens nos lembramos de seu sorriso. Da pessoa forte, batalhadora e alegre que sempre foi. Teimoso. Brincalhão. Uma eterna criança.
Vozinho lindo, eu sei que aonde quer que você esteja estará sempre nos iluminando e nos guiando. Nos inspiramos na sua fé para seguir adiante e lembrarmos de cada momento de alegria que nos proporcionou.

Te amamos muito.
Fique com Deus.



domingo, 14 de dezembro de 2008

Deuses Hindus - Vishnu


Vishnu é o ser Supremo que preserva o universo.
É possível encontrar imagens diferentes de Vishnu mas normalmente ele é representado por um corpo humano com quatro braços.
Os quatros braços representam a sua onipotência e onipresença.
Os dois braços frontais representam a sua atividade no mundo físico e os braços traseiros representam sua atividade no mundo espiritual.
Seu lado direito representa a mente e o intelecto e o seu lado esquerdo representa as atividades do coração, ou seja, o amor, a ternura e a compaixão.
A concha que ele carrega indica que ele se comunica com seus devotos com amor e entendimento. Quando toca a concha é para lembrar aos seus devotos de viverem em um mundo de ternura e compaixão sobre todos os seres.
O disco que carrega em outra mão é a arma que ele usa para proteger seus devotos dos demônios.
O cedro significa energia. Isso representa que ele sustenta o universo com a energia que ele carrega consigo.
A cor azul significa infinito. O corpo de Vishnu é azul pois significa que ele tem infinitos atributos.
A cor amarela é associada a existências terrestres, portanto a cor de sua roupa é amarela para indicar que ele encarna na Terra quando preciso para manter a paz no universo.
A guirlanda de flores em seu pescoço simboliza a adoração de seus devotos. As jóias em seu pescoço simboliza que ele atende a todos os desejos genuínos de seus devotos. A coroa representa seu poder e autoridade e os brincos representam os dois lados da criação, assim como conhecimento e ignorância, felicidade e tristeza, prazer e dor.
A figura mostra ele em cima de uma cobra de mil cabeças. A cobra representa a mente e as mil cabeças representam os inúmeros desejos e paixões de um indivíduo. Assim como a cobra mata a sua vítima com o seu veneno,uma mente incontrolável destrói o mundo com o veneno da possessividade. Quando um devoto controla os seus desejos Vishnu atende a todos os desejos desse devoto e o guia em seu caminho.
Abaixo seguem as dez encarnações relacionadas a Vishnu.

1- Matsya - peixe que salvou Manu da enchente e protegeu os Vedas dos demônios.









2- Koorma - tartaruga que sustenta a Terra com suas costas.










3- Varaha- javali que destrói o demônio Hiranyaksha e traz a Terra de volta do fundo do oceano.










4- Narsimha - corpo de homem, cabeça de leão.Quando Prahlada, devoto de Vishnu, estava sendo torturado pelo pai, o demônio Hiranyakasipu, Narsimha apareceu e matou o demônio.









5- Vamana, o anão. Bali, o demônio, com poderes sobrenaturais, tomou a Terra e os céus, tirando a autoridade de Indra. Vishnu então, tomou a forma do anão e pediu a Bali que lhe desse um pedaço de terra para morar. Bali disse-lhe que ele teria o espaço que conseguisse em três passos. Nesse momento ele mudou de forma e no primeiro passo cobriu toda a Terra. No segundo passo cobriu os céus. Não havendo mais espaço para cobrir e como sempre cumpre a sua palavra, Bali ofereceu a sua cabeça.


6- Parasurama, destrói o chefe tirano dos Kshatryas que estava oprimindo as pessoas. Ele veio para acabar com a arrogância dos kshatryas (casta dos guerreiros).







7- Ram. Uma das principais e mais adoradas manifestações de Vishnu. Sua trajetória é contada no épico Ramayana. Esta normalmente acompanhado de seu irmão Lakshaman, sua esposa Sita e Hanuman.
Veio para garantir a justiça e paz na Terra.








8- Krishna. A mais popular de todas as encarnações de Vishnu. Responsável pelo Bhagvad Gita, onde mostra a sua forma divina e cita versos filosóficos e teológicos, importantíssimos para o hinduísmo.








9- Buddha. Vishnu encarnou como Buddha para limpar o hinduísmo do excesso de rituais.







10 - Kalki. Ultima e futura encarnação de Vishnu. Prevista para acontecer no final da Kali Yug (era presente). Virá para destruir os inimigos do Darma e reestabelecer a Glória. O nome Kalki é uma metáfora para eternidade ou tempo.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Deuses Hindus - Brahma

Vamos começar nosso tópico sobre os Deuses do hinduismo.
Como vocês já devem ter reparado temos toda semana um Deus novo no blog.
Se no cristianismo nós temos a Divina Trindade, no hinduismo ela também existe, na forma de Brahma, Vishnu e Shiva.
Brahma é o criador, Vishnu o mantenedor e Shiva o destruidor.

Esta é a figura de Brahma.
Ele possue quatro faces e quatro braços.
As quatro faces representam o conhecimento sagrado dos quatro Vedas, simbolizando que ele tem todo o conhecimento necessário para a criação do universo.
Os quatro braços simbolizam as quatro direções e representa que ele é onipotente e onipresente.
Em uma mão ele carrega um rosário que representa o ciclo do tempo pelo qual o mundo se move da criação para sustentação, da sustentação para dissolução e da dissolução pra nova criação.
Outra mão carrega um livro que simboliza o intelecto. Ilustra todo o conhecimento importante para a criação.
O terceiro objeto que carrega é um pote de água que simboliza a energia cósmica que traz o universo para a existência.
A quarta mão simboliza o ego. Ela está em forma de benção para abençoar e proteger a todos os devotos.
A barba branca simboliza a sabedoria e a idéia de que a criação é um processo eterno.
A coroa simboliza que ele é a autoridade suprema no processo de criação.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Casamento arranjado

Na India a tradição do casamento arranjado ainda é muito presente.
Pode parecer algo totalmente ultrapassado para nós. Um absurdo para alguns.
A família é algo de extrema importância para os indianos e, claro, para constituirmos uma família precisamos nos casar, ter filhos e assim por diante.

Vamos imaginar duas diferentes situações:

Situação 1
Um rapaz, 28 pra 30 anos de idade, sem namorada. A familia cobrando que eles está na idade de casar. Ele pensa bem e acha que realmente está na hora de casar. Não encontrou a pessoa ideal ainda mas acha que deve encontrá-la logo então resolve contar a seus pais que pretende se casar logo, porém falta a noiva. Começam então a fazer anúncios em jornais, colocar o perfil em sites de casamento procurando alguem com as mesmas caracteristicas, mesma casta, mesmas tradições. Recebem propostas, analisam a biodata da pretendente pra saber se combina (astrologicamente) com o rapaz. Está tudo certo? Então hora de conhecer a pretendente e sua familia. Teve quimica? A familia é boa? todos se deram bem? Otimo. Casamento marcado.

Situação 2
Um rapaz, 28 pra 30 anos de idade, namorando (sem conhecimento dos pais). A familia cobrando que está na idade de casar. Ele com medo pois não sabe a reação da familia se souber que ele tem namorada e que quer casar com essa namorada já que esta não é da mesma casta ou não é da mesma religião, ou não segue todas as tradições iguais a familia dele. Decide se casar e conta de sua paixão pela namorada. A família, como esperado, é contra. Não aceita o casamento. Diz que a paixão é algo passageiro e que o amor vem com o tempo. Começam então a fazer anúncios em jornais, colocar o perfil em sites de casamento procurando alguem com as mesmas caracteristicas, mesma casta, mesmas tradições. Recebem propostas, analisam a biodata da pretendente pra saber se combina (astrologicamente) com o rapaz. Está tudo certo? Então hora de conhecer a pretendente e sua familia. A familia é boa? Otimo, casamento marcado.

Então pergunto a vocês. O casamento arranjado é errado? Temos duas situações totalmente distintas. Mas ao mesmo tempo muito parecidas.

Gostaria da opinião de vocês sobre isso.
Vocês concordam com alguma dessas situações?
Vocês concordam que o amor vem com o tempo? A paixão é passageira? Será que conseguimos ignorar uma paixão?

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Nova Enquete

Para tornar o blog mais interessante gostaria da opinião de vocês sobre futuros tópicos.
A nossa nova enquete trata sobre isso.
O que você gostaria de saber mais sobre a India?
A arquitetura e sua história, os Deuses hindus e sua mitologia, a história da India, a música e cinema indiano, outro item?
Por favor comentem nesse tópico as suas opções.

Conto com a participação de todos.

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts