segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Naamkaram - Cerimonia do nome

Ontem, 14 de Setembro de 2008 foi a cerimonia do nome do meu sobrinho, ou melhor o Naamkaram.
Segundo a tradicao hindu o nome da crianca so pode ser dado apos pelo menos 10 dias do seu nascimento, normalmente acontece apos 12 dias, pois apenas apos esses dias 'e que o horoscopo da crianca esta totalmente formado.
O hinduismo segue muito a astrologia e para dar nome ao bebe nao 'e diferente.
O Pandit (padre) faz o mapa astral da data do nascimento da crianca para saber quais nomes sao propicios para ele.
Durante a cerimonia 'e feito oferendas aos Deuses e a Agni, Deus do fogo, para purificar o ambiente e o bebe. No altar, junto com as oferendas 'e colocado tambem o papel com o horoscopo (mapa astral) do bebe.
Ao final da cerimonia, quando o nome ja foi decidido, o Pandit escreve o nome em uma folha, enrola, e pronuncia o nome no ouvido do bebe.
No final, como toda boa festa indiana, ha musica. Nada como uma Bhangra pra fazer o povo dancar.

Bom, para aqueles que ficaram curiosos o nome do meu sobrinho 'e: Aditye Kishore Thapliyal.

Seguem algumas fotos da cerimonia.







9 comentários:

  1. Muito interessante essa cerimônia né Ju!!!! Acho tudo tão diferente e tão bonito......

    ResponderExcluir
  2. Juju

    lindo, lindo!
    mais um virginiano no seu pedaço , né
    Com certeza será uma pessoa determinada, responsável, certinha (rsrsrs) e muito do bem.
    Aditye....tem um som legal. Quer dizer o que? Vai ter algum apelido?
    Ele tem tambem padrinho?

    Esta semana nao falamos.
    To com saudades
    Escreva
    Muitos beijos
    mamae

    ResponderExcluir
  3. Legal!
    Gostaria muito dessa cerimônia p qdo tivermos nosso filho,mas... e se o nome escolhido for horroroso??? Ai meu Deus... acho melhor garantir "Shiva" e "Shreya" logo rs rsrsrs.
    E vcs, vão fazer a cerimônia?

    ***passa no meu blog e lê minha postagem mais recente, vai ter uma surpresa =)

    ResponderExcluir
  4. Que interessante!! No Egito a escolha do nome fica com os pais, mas tem uma cerimônia meio diferente com o bebê, eles colocam a criança numa cesta com um monte de grão de bico em volta. Aí começam a bater no grão de bico com latas fazendo um barulhão e a criança fica chorando, claro assustada.... Eu achei terrível, mas me explicaram que é para o bebê crescer sem medo e forte, por isso os egípcios são um povo forte. ehehehe Vai entender.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Juzinha....cada história!!!!!!!!!! aqui não tem nada disso, né? Por um lado é legal...mas da um medinho mesmo do nome ser feio...ainda prefiro a moda brasileira!!! Bj

    ResponderExcluir
  6. oi juliana tudo bem?
    achei seu blog no seu orkut.
    gostaria que se possivel me add.
    nao tenho blog,mas tenho orkut e msn.estou querendo saber sobre a india,os costumes,tradiçoes...
    como as mulheres vivem na india.
    penso em ir morar ai...me add no orkut e te falo mas sobre isso!conheci um indiano,e tenho receio de ir assim,sem conhecer ninguem na india.
    meu msn:meninabia_lopes@hotmail.com
    o email do msn e o msm do orkut.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  7. AIII JU
    Como ele esta cada dia mais lindo,deuses o proteje sempre.
    Espero esta breve ai,,,beijocas...Dani

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Seu sobrinho está muito fofinho e eu adorei saber sobre a cerimônia do nome.
    Me da a sensação de que escolher o nome dessa forma, dá um significado todo especial à vida do novo ser! E isso de soprar o nome diretamente no ouvidinho, me fez lembrar do nosso mantra sagrado, que é o "som" específico da nossa Alma ao vir ao mundo.. penso que assim o nome deve ficar melhor "gravado", como se fosse um carimbo registrando em vibrações o que esta por vir...
    Se eu ainda fosse ter filhos (e com meu indiano) com certeza deixaria que a escolha do nome se desse dessa forma, sem medo de ser feliz!!!! :))
    Beijos.. Teca

    ResponderExcluir
  9. I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

    Sorry for offtopic

    ResponderExcluir

veja também

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts